MARION RUIZ - MEU ERRO - ESTÚDIO 7 7-034; PCD-0028


Estreia aqui do Estúdio 7, pequena gravadora que teve início no final da era do 78rpm. Tem cerca duas dúzias de produções, nos três formatos. Não tinha uma linha musical de predileção, gravava sambas orquestrados, conjuntos vocais, sertanejo, boleros, etc.

Pouco se sabe sobre a paraguayta Marion Ruiz, alem do que traz a contracapa.
Durante quase todo o ano de 1961, se apresentou uma 'noite paraguaia' ao lado do Trio Cristal e do violonista Elvio Gobbi, no pequeno Exotic Bar, na Rua Peixoto Gomide. 
Por onde anda criatura?!

Filha do paraguaio Miguel Ruiz Dias, virtuose do acordeon e bandoneon,
nasceu no extremo oeste do Paraná onde viveu até o falecimento do pai, em 1956, quando se muda com a família para São Paulo.

 Gravou, por intermédio de Diogo 'Palmeira' Mulero (1918-1967), um LP pela Continental, acompanhada pelo conjunto de Herminio Gimenez (1905-1991), no qual releu o rasqueado Menino do zóio meu, do compositor santista Lúcio Cardim, mestre da fossa paulistana.
Esse lindo tema também foi gravado pela cantora paulistana-libanesa Laila Curi, pelas Irmãs Celeste, em 1961, e por Nalva Aguiar já no fim dos anos 70.

Relativamente bem lembrado, Lúcio Cardim (1932-1982) foi autor do samba Matriz ou Filial, imortalizado por Jamelão (1913-2008) e talvez por isso mesmo erroneamente ligado ao nome de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), de quem o lendário puxador da Mangueira foi o maior intérprete.
Mas diferente do autor de Nervos de Aço, Lúcio teve certa predileção por compor guaranias.
Muito interessante que um compositor do litoral paulista (que por mais que tenha vivido na capital...) se expresse pela musica paraguaia!

Reflete bem como a musica dos nossos irmãos guaranis invadiu São Paulo!
Pensar a grandeza desse povo pela sua musica!

Que alma!

Mas insisto: por onde anda Marion?






PAPO PRO Á

  1. Não acredito!! Há anos procuro qualquer referência sobre Marion Ruiz. Ela deve ser pouco mais nova que minha mãe. Minha mãe, que é paraguaia, tem 95 anos. Ela tem um LP de Marion, arranjos do grande Herminio Gimenez. Preciso de uma outra cópia desse LP. É um disco excelente. Vamos conversando. Aldo Aldesco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO interessante! obrigado! e caso descobra mais sobre Marion... compartilha por favor! grande abraço, Aldo.

      Excluir