RANCHEIRO E RANCHEIRINHO - TRISTE RECORDAÇÃO - MOCAMBO 3.106


A Mocambo era a irmã siamesa da Rozenblit (cf. marcação) e, diferente dela, apostou no filão raiz, principalmente em 78 rpm. Em compacto essa é uma das pouquíssimas produções matutas, preferindo coisas jovens, bregas e versões cafonas.

Outra coisa difícil de se ver tanto em compacto como em LPs é o nome completo e cidade de origem das duplas nos textos das contracapas.
Na verdade Rancheiro e Rancheirinho foram relativamente famosos. A dupla participou na coletânea baião-caipira comandada pelo Matuto do Piauí, o Coroné Narcizinho, Lembrança da hora Sertaneja (no selo Discobrás).
 
Não sabemos muito sobre Rancheirinho, mas Celso 'Rancheiro' Faria, nascido Araraquara/SP, radicado em Pouso Alegre/MG, aparentemente nos anos 50. Forma dupla com Rancheirinho, que não sabemos se é ou não o outro nome de Pereirinha (com quem tem uma gravação num raro 78 rpm). Também foi radialista e comunicador participando de dezenas de programas e emissoras. Faleceu em janeiro de 2016.

O huapango, ao meu ver, é ritmo nitidamente paraguaio. Foi muito gravado pelos inimitáveis Silveira e Barrinha.

Que tal o vibrafone na jogada?

RANCHEIRO E RANCHEIRINHO - TRISTE RECORDAÇÃO (MOCAMBO 3.106)




PAPO PRO Á

  1. Parabéns pela postagem destas raridades e compartilhar com todos que gostam de musicas raiz eu seguirei este site indicarei sempre a outras pessoas muito obrigado.

    ResponderExcluir