FLÔR DA SERRA & TIÃO DO CAMPO - OUÇA QUERIDA - LS GRAVAÇÕES LS-10.003; PCD-0014


Interessante selo da cidade da Padroeira do Brasil, único em nossa coleção.

A numeração PCD e a bem menos comum CDR (ainda é um mistério o que as sigla significam) eram séries dedicadas a encomendas fonográficas de compactos duplos e simples às Gravações Elétricas Ltda., a Continental.
Suas prensas funcionaram num dos três endereços-chave da fonografia em São Paulo:
 Avenida do Estado, 4755, na Moóca.
Os outros, a saber, o da RCA, à Avenida Engenheiro Billings, 2227, no Jaguaré, e o da SOM, subsidiária da Copacabana, à Rua Argentina, 173, em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.

A PCD/CDR abarcou praticamente todos os gêneros musicais (até internacionais gravados no Brasil) e extra musicais. Tudo mesmo: religioso, aula de violão, jingle, horóscopo... TUDO!

 Acreditamos terem editado aproximadamente mil títulos em mais de 100 selos; discos vão de 1964 (a CDR começou alguns anos depois) a 1975.

Esse é o segundo PCD mais antigo que conhecemos.
O PCD-0011 é o compacto Nataldo do Lar, do Reverendo Pércio Gomes de Deus e da Professora Dorca, acompanhados por marimba, violino, vibrafone, órgão e piano de Norah Buyers e Eugênio Jordan. Foi editado como Gravação Especial, que é quando não há um selo específico; uma gravação privada. Ou quase, porque o compacto Os canarinhos do sertão, aqui publicado, no selo vem Gravação Especial, mas a capa é Vesperal!


LS se refere a Leite Sobrinho, informação descoberta a partir de outro compacto do selo, no caso, o do Padre Vitor (1899-1987) e coral da Basílica.

Compacto localizado por Ernando Vieira que, em São Paulo, é um dos profissionais de disco mais honestos e camaradas - coisa bem rara, diga-se.
Valeu Ernando!







PAPO PRO Á

  1. Olá... fiquei emocionada de vêr essa publicação... Dlor da Serra é meu saudoso pai... Obrigada por essa lembrança! Bjus Pandora Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Pandora que coisa EMOCIONANTE! Fala mais dele pra gente...! é o mesmo Flor da Serra que fez dupla com Pinheirá e também com Santiago? um grande e emocionado abraço, Lucas

      Excluir
  2. Me recorda quando meu pai deixava o rádio ligado na hora de dormir.

    ResponderExcluir
  3. Lucas, LS gravações e uma gravadora da cidade de Aparecida - SP popularmente conhecida como Aparecida do Norte onde tem a Basílica de Nossa Senhora Aparecida

    ResponderExcluir
  4. Seria o radialista Tatu, grande nome da rádio aparecida ao lado de Tatá.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de conhecer algo mais (biografia) da dupla flor da serra e tião do campo. Como conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o perfil da filha de um deles:

      https://www.blogger.com/profile/07372575193958929551

      Excluir
  6. Eu sou neta do Tião do Campo, hoje ele está com 82 anos, com muita saúde. Fiquei muito feliz de ver essa postagem. Obrigada!

    ResponderExcluir