OS FARRAPOS - P A I J O Ã O - PÉ DE CEDRO CD-004



Clássico caipira em interpretação soul desses esfarrapados, que são, na verdade: Matogrosso e Mathias. Não confundir com o conjunto gaúcho homônimo!

Lourival do Santos (1917-1997), natural de Guaratinguetá, criado em Lorena, depois na capital paulista, foi um dos grandes nomes entre compositores caipiras. Compôs cerca de 1300 obras gravadas por praticamente todas as duas dúzias de duplas de maior sucesso (com destaque para Tião Carreiro) a partir da segunda metade do século passado.
Ao lado dele; Anacleto Rosas Jr., Moacyr do Santos, Teddy Vieira, João Pacífico, José Fortuna, Carreirinho, Roque José de Almeida, entre outros.
Um monstro!

O selo Pé de Cedro foi transa de Zacarias Mourão (1928-1989), grande figura, amigo e compositor da musica enraizada, brutalmente assassinado em Campo Grande/MS.
A composição que deu nome ao selo é a primeira de muitas a enaltecer a cidade de Coxim, portal do Pantanal e capital nacional do peixe.

 Ainda nesse compacto: Voltarei pé de cedro é uma 'reposta' à outra, e foi gravada originalmente por Amambai e Amambaí acompanhados do sanfoneiro Zé Corrêa, também assassinado, em 1974, no auge de sua carreira.
  E Belezas do Araguaia gravada por Ninico e Senin num raro 78 rpm, com o sempre confortável acompanhamento da harpa, e regravada por Pedro Bento e Zé da Estrada, num lindo arranjo com violino. Teve muitas outras gravações. Lindíssima canção!
Tudo disponível no youtube.

Mais do saudoso Zacarias Mourão aqui em breve.






PAPO PRO Á